Instituição

  • História
  • Missão, Visão e Valores
  • Organograma
  • Órgãos Sociais
  • Documentos Institucionais

A Associação Para Animação de Tempos Livres Para Crianças, Jovens e Idosos “Os Arautas Bilhoenses” é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, com sede no Bairro da Rua, lugar e Freguesia de Bilhó, concelho de Mondim de Basto, Distrito de Vila Real, ficando distante da sede do Concelho 14km e da sede do Distrito 24km.
Presta serviço a pessoas residentes na freguesia, assim como em freguesias limítrofes.

Foi constituída em 27-11-1988 e fez a sua escritura no Cartório Notarial de Mondim de Basto em 27/12/1988, tendo esta sido publicada no Diário da República em 23/02/1989. Os Estatutos foram registados na Direção Geral da Segurança Social em 31/07/1991, com a publicação desse registo no Diário da República em 27/12/1991.

A sua atividade teve início em 02/01/1989, com um Centro de Convívio para Idosos (C.C.I.) para vinte utentes, a que se juntaram as Atividades de Tempos Livres (A.T.L.) – sem almoço – a partir de 01/02/1989, para vinte utentes; mais tarde, em 01/06/1996, iniciou-se o Serviço de Apoio Domiciliário (S.A.D.), para quinze utentes.
Atualmente, a Associação só dispõe do S.A.D. para trinta utentes.

A Associação dispõe de instalações próprias, que ultimamente têm vindo a sofrer grandes obras de alteração para se adaptarem à legislação em vigor.

Tem como principal objetivo promover a qualidade de vida da Pessoa Idosa, com opção preferencial pelos mais carenciados ao nível socioeconómico.

A Associação não pode ser vista só com os olhos. É preciso vê-la também com o coração, e vê-la com o coração é estar atento aos outros.

 

Publicações sobre a Instituição no Diário da República

Missão

A Associação “Os Arautas Bilhoenses” é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que tem como missão apoiar a população na satisfação das necessidades básicas e atividades da vida diária, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar das pessoas e famílias.

Visão

Promover a resposta social de forma sustentada, integrada numa rede de parceiros sociais e outras partes interessadas para que em sintonia, antecipem necessidades e expectativas.

Valores

Os valores que regem a atividade do SAD são:

  • — Ética
    — Integridade
    — Solidariedade
    — Humanização
    — Respeito
    — Igualdade de tratamento
    — Confiança
    — Entreajuda
    — Trabalho de equipa
    — Profissionalismo e rigor

 

Mesa da Assembleia Geral

Presidente – Joaquim Pereira Gaspar
1º Secretário – Rosana Patrícia Ribeiro Machado
2º Secretário – Sílvia Ribeiro Carvalho

Direção

Presidente – José Mário Machado Queirós
Vice-Presidente – Maria Jacinta Carvalho Gomes
Secretário – António Manuel Teixeira Rodrigues
Tesoureiro – Maria de Fátima Silva Fraga
Vogal – Rosa Maria Gomes Gonçalves

Conselho Fiscal

Presidente – Artur Agostinho Rodrigues Ribeiro da Costa
Vogal – Paula Fernanda Oliveira Costa
Vogal – Carla Patrícia Carvalho Fraga

 

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a utilizar o website, assumimos que concorda com o uso de cookies. Aceito Ler Mais